• Leandro Sosi

O que Michael Jordan tem a ver com locução?


Certamente você já leu ou ouviu algumas entrevistas com seu artista favorito nas quais sempre surgia a clássica pergunta:


" - Quais são suas influências?"


Todo artista tem influências. Lógico. Se você ouvir Guinga, consegue-se perceber uma clara influência de Villa-lobos. Se você ouvir Oasis, percebe-se uma clara cópi... ops, influência dos Beatles. (hahahaha)


A criatividade funciona exatamente assim. Existe um mito muito disseminado em relação a "espontaneidade" da criatividade, como se fosse uma habilidade apenas para predestinados, que intuem uma ideia e do nada gritam EUREKA. Como se o Guinga tivesse nascido compositor, e em meio às fraldas sujas já desenrolasse suas primeiras progressões harmônicas complexas. Não. Guinga bebeu de muitas fontes, ouviu muita música, praticou muito, e certamente ouviu muito Villa-lobos.

Nada, absolutamente nada, é criado do nada. Tudo é resultado da combinação do que você absorveu como influências.

Quando temos um CNPJ, seja como empresário ou profissional autônomo, temos sede de inovação, de soluções incríveis para nossos problemas, de ações criativas dignas de prêmios que vão aumentar as vendas, mas se estamos com a crença do mito do artista arraigada em nossas entranhas, é bastante improvável que você consiga intuir uma grande ideia apenas sentando-se para meditar.

Gente, Google serve pra isso. Já experimentou digitar "ações bem-sucedidas diante de uma crise" e pesquisar? Quem sabe você não se inspira com uma ideia simples que alguém teve para alavancar um negócio e que não tem nada a ver com a sua área? Google não é a única fonte. Um bom filme serve pra isso também. Um bom livro. Uma boa conversa com um velho amigo. A ideia aqui é colecionar "inputs" que na hora H podem ser combinadas e lhe trazer um grande insight.

Ao longo destas últimas semanas, tenho assistido a praticamente um filme ou episódio de série por dia. Anteontem, assisti "Lucy" pela segunda vez e a carga de insights aplicáveis à minha vida pessoal e profissional foi incrível. Também estou assistindo à minissérie do Michael Jordan, um grande ídolo, que me fez questionar meu comportamento em minha trajetória profissional: definitivamente quero ser mais como Jordan e menos como Scottie Pippen. O que basquete tem a ver com locução? Nesse sentido, TUDO.

Sinto que o momento é muito propício para falarmos de criatividade e de como ela pode ser nossa grande aliada em situações difíceis. Ainda mais se for uma situação inédita para a maioria de nós (a não para a Rainha Elizabeth, que na época da gripe espanhola já era uma senhora hahah)

Está sem ideias? Está se sentindo ansioso?

Se for esperar que uma grande ideia surja na sua mente, pode esperar sentado. Trate de colecionar experiências e inspire-se.

Quais são suas influências?

#leandrososilocutor #momentoplim

0 visualização

© Copyright 2019 por LEANDRO SOSI. Criado com Wix.com