• Leandro Sosi

A vida mansa de um locutor comercial

"Ficar vinte minutos dentro de um estúdio, ler um texto de 30 segundos e ganhar um bom dinheiro. Nossa, meu sonho".

Ouvi essa frase de um amigo no início da minha carreira, em meados de 2004. Em 15 anos como locutor comercial profissional, este também continua sendo meu sonho 😂. Quem me dera se o trabalho de um locutor fosse apenas ligar um microfone e ler um texto...


Já parou pra pensar em quanto tempo um atleta olímpico de salto ornamental leva para treinar e se preparar para que dê um salto que dura menos de 2,5 segundos e conquiste uma medalha de ouro? Será que ele é recompensado por esses 2,5 segundos ou pelo tempo que levou para treinar, estudar seus adversários e aprender a administrar o emocional? Pois bem. Imagine qual o tamanho de investimento de tempo, dinheiro e energia um profissional autônomo de locução gasta para cuidar do seu marketing, portfólio, aprimoramento técnico, pessoal, estudo de novos mercados, tendências, prospecção, fidelização, redes sociais, site próprio, sites de agenciamento, financeiro etc?

Agora pensemos um pouco além: voz é identidade e exposição. Se eu gravo para o produto de um banco, não posso gravar para o mesmo produto de outro banco e manter os dois no ar. Funciona como trilha musical. Pense assim: se você tem uma empresa, iria gostar que seu principal concorrente usasse a mesma trilha do seu principal comercial de TV? Se identidade tem um valor enorme para o seu produto, então que identidade seu produto teria, nesse caso? É por isso que as chamadas trilhas “pesquisadas” têm licenciamentos tão baratos. Ela transmite um recado, mas se distancia do diferencial e reduz as chances do seu produto ser lembrado. Portanto, se eu gravei para um cliente, não posso gravar para o seu concorrente da mesma região, seja local, nacional, mundial ou nos raios que os partas, pelo menos no mesmo período contratado. A minha voz tornou-se a identidade daquele produto. Essa é uma prática que visa justamente proteger o cliente e também o profissional da locução. Obviamente isso tem um custo, afinal eu anulo minhas chances de conseguir um job similar e estou, ainda que de maneira informal, sob um contrato de exclusividade.

E você, o que acha disso?

#locutores #voiceover #vozes#locucaopublicitaria

55 visualizações

© Copyright 2019 por LEANDRO SOSI. Criado com Wix.com